Sobre Nós

    O projeto AMA - Amigos do Meio Ambiente - se trata de um grupo de alunos do Ensino Fundamental, no Distrito Luziápolis em Campo Alegre/AL, envolvidos no desenvolvimento de ações que visem preservar o Meio Ambiente através da Educação Ambiental. Dentre essas ações, estão dois projetos sendo desenvolvidos no Distrito: a coleta de pilhas e baterias de celular na comunidade e um projeto de restauração da mata ciliar do rio do Distrito (Projeto Restauração da Mata Ciliar do Rio Escorrega), ambos idealizados e coordenados pelo Professor Antonino Lopes. Esses projetos tem o apoio de alguns comerciantes locais; pessoas da comunidade; Prefeitura Municipal de Campo Alegre; e o Instituto Céu Aberto (ICA).

 

História do Projeto

    A idéia de criar o projeto AMA, surgiu mediante aos problemas ambientais encontrados na região, como a ausência de um programa de recolhimento de pilhas e baterias de celular no Distrito e a grande devastação da mata ciliar do rio que abastece o mesmo. A idéia foi criar um grupo de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, onde eles pudessem ter aulas sobre Educação Ambiental paralelamente aos conteúdos abordados em sala de aula. Esperando-se assim, formar ao longo dos anos pessoas preocupadas em proteger o Meio Ambiente.

    Foram idealizados dois projetos: o recolhimento de pilhas e baterias de celular e o Projeto de Restauração da Mata Ciiar do Rio Escorrega. No primeiro, os alunos aprenderam os danos causados ao solo devido ao descarte inadequado de pilhas e baterias de celular. Depois sob a orientação do Professor responsável, os alunos confeccionaram caixas, conhecidas como papa-pilhas para recolher esse tipo de lixo na comunidade. Após essas caixas serem pintadas de acordo com a criatividade dos alunos, os mesmos sairam às ruas do Distrito para fazer um trabalho de conscientização nas residências, momento em que também eram recolhidos pilhas e baterias de celular e colocadas essas caixas coletoras em alguns estabelecimentos comerciais estratégicos para posterior recolhimento pelos alunos e destinação adequada.

    No projeto de Restauração da Mata Ciliar do Rio Escorrega foram trabalhados com os alunos de forma teórica e prática os conteúdos: solos; recursos hídricos e matas ciliares. Os alunos também participaram de trilha ecológica ao rio, visitando a área com a mata ciliar preservada e não preservada, além de aprenderem técnicas de produção de mudas, utilizando espécies nativas. As mudas produzidas pelos alunos eram acondicionadas nos fundos da escola, mas atualmente o projeto possui um viveiro de mudas com capacidade para mais de 2 mil unidades. Até o momento o projeto já realizou o plantio de mais de 700 mudas.

    O projeto AMA possui hoje 40 alunos do 7º e 8º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Pedro de Oliveira, em Luziápolis, mas pretende-se envolver cada vez um número maior de alunos.